2025 FH Curriculum

Ficha Técnica

 

O FH Curriculum é um conjunto de formações que todos os colaboradores da FH devem completar em 2025 e que ajudará a todos no garante de uma resposta rápida no que se prende com as novas tecnologias, os desafios e as expetativas. 

Objetivo geral do FH Curriculum: desenvolver a capacidade de pensar diferente e permitir que as diversas áreas FH partilhem o mesmo conhecimento, o que possibilitará ao Grupo ganhar alinhamento e uma única linguagem, traços essenciais para o crescimento da equipa FH, de forma mais colaborativa.

 

Formações: 

Proposta de Valor

Objetivo geral: Compreender os princípios do é que o "Ser FH" e o porquê de sê-lo. 

Metodologia: Leitura de documento.



Modelo Operativo FH (BPM)

Descrição da formação: O Modelo Operativo FH (BPM) refere-se ao modelo de organização empresarial do Grupo FH e dá-nos uma visão de todas as áreas de especialização do Grupo, bem como da forma como operam e interagem entre si. Refere-se ao conjunto de atividades realizadas diariamente por cada área e é a base para a gestão dos negócios de Retail ou Corporate. Os módulos estão organizados de forma coerente para que se possa compreender o desempenho do Grupo e a sua organização.


Objetivo geral: Compreender como funcionam e interagem as equipas da FH e quais as principais atividades que realizam no dia a dia, bem como a forma como a FH interage com os seus Clientes.


Objetivos de aprendizagem:

Os participantes devem ser capazes de:

A. Compreender o desenvolvimento dos mercados; Definir a proposta de valor; Compreender como se definem os produtos e serviços; e Saber como se promovem as marcas e os serviços.

B. Gerir os canais de venda; fornecer informações aos clientes; Avaliar as condições de saúde; E emitir e enviar a documentação contratual e os cartões de saúde.

D. Saber gerir a Rede, desde a análise do Benchmark de Mercado à recolha de informação sobre preços e serviços; Receber, identificar e dar feedback aos Clientes; Efetuar verificações de elegibilidade; E saber processar co-pagamentos e franquias;

E. Compreender como é recolhida e carregada a informação clínica; Saber como é efetuada a avaliação clínica; Aplicar o processo e as etapas do pagamento aos prestadores; e Conhecer os processos de auditoria e análise da qualidade;

F. Compreender a comunicação com o cliente; Saber gerir os pedidos de contrato e as cobranças de prémios; Compreender como os contratos podem ser renovados; Definir a satisfação do cliente; Aceder ao desempenho financeiro dos produtos e serviços; e Gerir as reclamações.


Conteúdo programático:

  • Módulo A. Desenvolver Marca, Produto e Serviços:
  1. Definir segmentos-alvo e clientes
  2. Definir a proposta de valor
  3. Conceber produtos e serviços
  4. Promover a Marca
  5. Promover os serviços
  • Módulo B. Vender ao cliente
  1. Gerir o canal de vendas
  2. Fornecer informações aos clientes
  3. Avaliar o estado de saúde (subscrição médica)
  4. Subscrição de clientes
  • Módulo D. Prestar serviços médicos
  1. Gerir a rede médica
  2. Agendar consultas
  3. Efetuar elegibilidade
  4. Processar Co-pagamentos e Dedutíveis
  5. Autorizar procedimentos
  • Módulo E. Gerir a Utilização
  1. Avaliar o estado clínico
  2. Reembolso do cliente
  3. Pagamento aos prestadores
  4. Avaliar a qualidade
  5. Auditar e prevenir fraudes ou abusos
  6. Avaliar o desempenho financeiro de produtos e serviços
  • Módulo F. Gerir a relação com o cliente
  1. Apoiar o cliente
  2. Gerir as solicitações de contrato
  3. Gerir cobranças de prémios
  4. Renovação de contratos
  5. Gerir cobranças em atraso
  6. Reter e recuperar
  7. Avaliar o desempenho financeiro do cliente e do contrato
  8. Avaliação da satisfação do cliente
  9. Gestão de Reclamações


Metodologia da formação:

Esta formação baseia-se no método expositivo, em que os temas serão apresentados um a um aos participantes. Serão explicados os temas fundamentais desta matéria, adaptando a linguagem a um público-alvo geral que não tem necessariamente conhecimentos prévios da matéria. Serão ocasionalmente utilizados exemplos para explicar determinados casos.


Métodos de avaliação:

A avaliação terá lugar numa única fase no final de cada módulo: uma avaliação sumativa e final sob a forma de um questionário de seleção (escolha múltipla e verdadeiro ou falso). Para concluir cada módulo e o curso com sucesso, os participantes devem ter uma nota mínima de 80%. 


Introdução aos Seguros de Saúde

Descrição da formação: Curso introdutório ao tema dos Seguros de Saúde onde pode conhecer o essencial da atividade. O curso permite o desenvolvimento de competências técnicas sobre a área seguradora e/ou o aperfeiçoamento de conhecimentos previamente adquiridos. A formação decorrerá em formato eLearning e tem a duração de 01H30.


Objetivo geral: Este curso visa promover a aquisição e atualização de conhecimentos introdutórios ao setor segurador.


Objetivos de aprendizagem

O formando deverá ser capaz de:

  • Entender o enquadramento dos Seguros de Saúde no financiamento de cuidados de saúde;
  • Compreender as diferentes modalidades do Seguro de Saúde;
  • Reconhecer os conceitos específicos do âmbito do Seguro de Saúde;
  • Descrever o processo de subscrição regular e as especificidades de cada uma das suas etapas, incluindo a importância da informação na avaliação do estado de saúde dos potenciais Segurados;
  • Perceber como funciona a gestão de sinistros nas suas diferentes fases;
  • Ter presente a absoluta proibição de práticas discriminatórias na gestão de processos de subscrição ou gestão de sinistros.


Conteúdos programáticos:

  • Modalidades do Seguro de Saúde
  • Terminologia Específica do Setor
  • Coberturas e Garantias
  • Exclusões e Pré-Existências
  • Período de Carência
  • Termo do Contrato
  • Subscrição
  • Gestão de Sinistros


Metodologia de ensino:

Esta formação assenta no método expositivo, onde os temas serão expostos um a um ao formando, fazendo pequenas sínteses em forma de avaliação. Os temas fundamentais deste setor são explicados, adaptando a linguagem a um público-alvo geral que não tenha, necessariamente, conhecimentos prévios sobre o tema. Recorreremos a exemplos ocasionalmente para a explicação de certos casos.


Métodos de Avaliação:

A Avaliação decorrerá em dois momentos:

  • Avaliação contínua em forma de questionário de seleção (ao longo da formação);
  • Avaliação final (no final da formação): avaliação sumativa em forma de questionário de seleção (escolha múltipla e verdadeiro ou falso). Para concluir com sucesso, o formando deverá ter a classificação mínima de 80%.


RGPD na Future Healthcare

Descrição da formação: Neste curso será abordado o Regulamento Geral de Proteção de Dados em vigor na Europa e a forma como a FH opera mediantes estas regras e procedimentos. O tema da segurança e a mitigação de riscos é também contemplado nesta formação. No decorrer do curso, o formando é acompanhado pela Data Protection Officer (DPO) que partilha como podemos contribuir para um ambiente de segurança da informação e quais as melhores práticas neste campo.


Objetivo geral: Este curso visa promover a consciência da importância de todos trabalharmos em conjunto e mediante as regras deste regulamento para que a FH esteja sempre em conformidades com estas normativas, contribuindo para a promoção do correto tratamento de dados pessoais de todos os visados.


Objetivos de aprendizagem

O formando deverá ser capaz de:

  • Definir o conceito de RGPD e o seu âmbito;
  • Definir alguns conceitos como: Dados Pessoais, Tratamento, Direitos do Titular de Dados, Subcontratante, DPO e Violação de Dados;
  • Clarificar a quem se aplica a proteção de dados pessoais;
  • Compreender o espectro das possíveis discriminações no que toca à utilização de dados sensíveis;
  • Entender o conceito de subcontratante;
  • Entender a perspetiva da FH sobre este regulamento;
  • Ter em mente a importância de antecipar possíveis incidentes de segurança;
  • Enumerar as consequências para o incumprimentos das regras;
  • Compreender as regras defendidas pelo RGPD no que toca ao ponto de vista tecnológico.


Conteúdos programáticos

  1. Descomplicar o RGPD: Conhecer as principais definições à luz do regulamento;
  2. Obrigações Impostas ao Grupo FH: O papel do Grupo no tratamento de dados pessoais;
  3. A Perspetiva do Grupo FH no tratamento de dados pessoais: As principais mudanças e desafios sentidos no Grupo aquando da introdução do regulamento;
  4. Segurança na Informação: O garante de medidas técnicas e organizativas adequadas para assegurar o nível de segurança tendo em conta o risco.


Metodologia de ensino

Esta formação assenta no método expositivo, onde os temas serão expostos ao formando, fazendo pequenas sínteses em forma de avaliação. Os temas fundamentais deste regulamento europeu são explicados, adaptando a linguagem a um público-alvo geral que não tenha, necessariamente, conhecimentos prévios sobre o tema. 

 

Métodos de avaliação:

A Avaliação decorrerá de forma sumativa de escolha múltipla no final de cada módulo.

  • Avaliação contínua em forma de questionário de seleção (no final de cada módulo);
  • Avaliação final (no final do curso): avaliação sumativa em forma de questionário de seleção (escolha múltipla e verdadeiro ou falso). Para concluir com sucesso, o formando deverá ter a classificação mínima de 75%.



Requisitos técnicos de 2025 FH Curriculum:

Computador funcional equipado com altifalantes e ligação à Internet.