2025 FH Curriculum
Ficha Técnica
O FH Curriculum é um conjunto de formações que todos os colaboradores da FH devem completar em 2025 e que ajudará a todos no garante de uma resposta rápida no que se prende com as novas tecnologias, os desafios e as expetativas.
Objetivo geral do FH Curriculum: desenvolver a capacidade de pensar diferente e permitir que as diversas áreas FH partilhem o mesmo conhecimento, o que possibilitará ao Grupo ganhar alinhamento e uma única linguagem, traços essenciais para o crescimento da equipa FH, de forma mais colaborativa.
Formações:
Proposta de Valor
Objetivo geral: Compreender os princípios do é que o "Ser FH" e o porquê de sê-lo.
Metodologia: Leitura de documento.
Modelo Operativo FH (BPM)
Descrição da formação: O Modelo Operativo FH (BPM) refere-se ao modelo de organização empresarial do Grupo FH e dá-nos uma visão de todas as áreas de especialização do Grupo, bem como da forma como operam e interagem entre si. Refere-se ao conjunto de atividades realizadas diariamente por cada área e é a base para a gestão dos negócios de Retail ou Corporate. Os módulos estão organizados de forma coerente para que se possa compreender o desempenho do Grupo e a sua organização.
Objetivo geral: Compreender como funcionam e interagem as equipas da FH e quais as principais atividades que realizam no dia a dia, bem como a forma como a FH interage com os seus Clientes.
Objetivos de aprendizagem:
Os participantes devem ser capazes de:
A. Compreender o desenvolvimento dos mercados; Definir a proposta de valor; Compreender como se definem os produtos e serviços; e Saber como se promovem as marcas e os serviços.
B. Gerir os canais de venda; fornecer informações aos clientes; Avaliar as condições de saúde; E emitir e enviar a documentação contratual e os cartões de saúde.
D. Saber gerir a Rede, desde a análise do Benchmark de Mercado à recolha de informação sobre preços e serviços; Receber, identificar e dar feedback aos Clientes; Efetuar verificações de elegibilidade; E saber processar co-pagamentos e franquias;
E. Compreender como é recolhida e carregada a informação clínica; Saber como é efetuada a avaliação clínica; Aplicar o processo e as etapas do pagamento aos prestadores; e Conhecer os processos de auditoria e análise da qualidade;
F. Compreender a comunicação com o cliente; Saber gerir os pedidos de contrato e as cobranças de prémios; Compreender como os contratos podem ser renovados; Definir a satisfação do cliente; Aceder ao desempenho financeiro dos produtos e serviços; e Gerir as reclamações.
Conteúdo programático:
- Módulo A. Desenvolver Marca, Produto e Serviços:
- Definir segmentos-alvo e clientes
- Definir a proposta de valor
- Conceber produtos e serviços
- Promover a Marca
- Promover os serviços
- Módulo B. Vender ao cliente
- Gerir o canal de vendas
- Fornecer informações aos clientes
- Avaliar o estado de saúde (subscrição médica)
- Subscrição de clientes
- Módulo D. Prestar serviços médicos
- Gerir a rede médica
- Agendar consultas
- Efetuar elegibilidade
- Processar Co-pagamentos e Dedutíveis
- Autorizar procedimentos
- Módulo E. Gerir a Utilização
- Avaliar o estado clínico
- Reembolso do cliente
- Pagamento aos prestadores
- Avaliar a qualidade
- Auditar e prevenir fraudes ou abusos
- Avaliar o desempenho financeiro de produtos e serviços
- Módulo F. Gerir a relação com o cliente
- Apoiar o cliente
- Gerir as solicitações de contrato
- Gerir cobranças de prémios
- Renovação de contratos
- Gerir cobranças em atraso
- Reter e recuperar
- Avaliar o desempenho financeiro do cliente e do contrato
- Avaliação da satisfação do cliente
- Gestão de Reclamações
Metodologia da formação:
Esta formação baseia-se no método expositivo, em que os temas serão apresentados um a um aos participantes. Serão explicados os temas fundamentais desta matéria, adaptando a linguagem a um público-alvo geral que não tem necessariamente conhecimentos prévios da matéria. Serão ocasionalmente utilizados exemplos para explicar determinados casos.
Métodos de avaliação:
A avaliação terá lugar numa única fase no final de cada módulo: uma avaliação sumativa e final sob a forma de um questionário de seleção (escolha múltipla e verdadeiro ou falso). Para concluir cada módulo e o curso com sucesso, os participantes devem ter uma nota mínima de 80%.
Introdução aos Seguros de Saúde
Descrição da formação: Curso introdutório ao tema dos Seguros de Saúde onde pode conhecer o essencial da atividade. O curso permite o desenvolvimento de competências técnicas sobre a área seguradora e/ou o aperfeiçoamento de conhecimentos previamente adquiridos. A formação decorrerá em formato eLearning e tem a duração de 01H30.
Objetivo geral: Este curso visa promover a aquisição e atualização de conhecimentos introdutórios ao setor segurador.
Objetivos de aprendizagem:
O formando deverá ser capaz de:
- Entender o enquadramento dos Seguros de Saúde no financiamento de cuidados de saúde;
- Compreender as diferentes modalidades do Seguro de Saúde;
- Reconhecer os conceitos específicos do âmbito do Seguro de Saúde;
- Descrever o processo de subscrição regular e as especificidades de cada uma das suas etapas, incluindo a importância da informação na avaliação do estado de saúde dos potenciais Segurados;
- Perceber como funciona a gestão de sinistros nas suas diferentes fases;
- Ter presente a absoluta proibição de práticas discriminatórias na gestão de processos de subscrição ou gestão de sinistros.
Conteúdos programáticos:
- Modalidades do Seguro de Saúde
- Terminologia Específica do Setor
- Coberturas e Garantias
- Exclusões e Pré-Existências
- Período de Carência
- Termo do Contrato
- Subscrição
- Gestão de Sinistros
Metodologia de ensino:
Esta formação assenta no método expositivo, onde os temas serão expostos um a um ao formando, fazendo pequenas sínteses em forma de avaliação. Os temas fundamentais deste setor são explicados, adaptando a linguagem a um público-alvo geral que não tenha, necessariamente, conhecimentos prévios sobre o tema. Recorreremos a exemplos ocasionalmente para a explicação de certos casos.
Métodos de Avaliação:
A Avaliação decorrerá em dois momentos:
- Avaliação contínua em forma de questionário de seleção (ao longo da formação);
- Avaliação final (no final da formação): avaliação sumativa em forma de questionário de seleção (escolha múltipla e verdadeiro ou falso). Para concluir com sucesso, o formando deverá ter a classificação mínima de 80%.
RGPD na Future Healthcare
Descrição da formação: Neste curso será abordado o Regulamento Geral de Proteção de Dados em vigor na Europa e a forma como a FH opera mediantes estas regras e procedimentos. O tema da segurança e a mitigação de riscos é também contemplado nesta formação. No decorrer do curso, o formando é acompanhado pela Data Protection Officer (DPO) que partilha como podemos contribuir para um ambiente de segurança da informação e quais as melhores práticas neste campo.
Objetivo geral: Este curso visa promover a consciência da importância de todos trabalharmos em conjunto e mediante as regras deste regulamento para que a FH esteja sempre em conformidades com estas normativas, contribuindo para a promoção do correto tratamento de dados pessoais de todos os visados.
Objetivos de aprendizagem:
O formando deverá ser capaz de:
- Definir o conceito de RGPD e o seu âmbito;
- Definir alguns conceitos como: Dados Pessoais, Tratamento, Direitos do Titular de Dados, Subcontratante, DPO e Violação de Dados;
- Clarificar a quem se aplica a proteção de dados pessoais;
- Compreender o espectro das possíveis discriminações no que toca à utilização de dados sensíveis;
- Entender o conceito de subcontratante;
- Entender a perspetiva da FH sobre este regulamento;
- Ter em mente a importância de antecipar possíveis incidentes de segurança;
- Enumerar as consequências para o incumprimentos das regras;
- Compreender as regras defendidas pelo RGPD no que toca ao ponto de vista tecnológico.
Conteúdos programáticos:
- Descomplicar o RGPD: Conhecer as principais definições à luz do regulamento;
- Obrigações Impostas ao Grupo FH: O papel do Grupo no tratamento de dados pessoais;
- A Perspetiva do Grupo FH no tratamento de dados pessoais: As principais mudanças e desafios sentidos no Grupo aquando da introdução do regulamento;
- Segurança na Informação: O garante de medidas técnicas e organizativas adequadas para assegurar o nível de segurança tendo em conta o risco.
Metodologia de ensino:
Esta formação assenta no método expositivo, onde os temas serão expostos ao formando, fazendo pequenas sínteses em forma de avaliação. Os temas fundamentais deste regulamento europeu são explicados, adaptando a linguagem a um público-alvo geral que não tenha, necessariamente, conhecimentos prévios sobre o tema.
Métodos de avaliação:
A Avaliação decorrerá de forma sumativa de escolha múltipla no final de cada módulo.
- Avaliação contínua em forma de questionário de seleção (no final de cada módulo);
- Avaliação final (no final do curso): avaliação sumativa em forma de questionário de seleção (escolha múltipla e verdadeiro ou falso). Para concluir com sucesso, o formando deverá ter a classificação mínima de 75%.
Requisitos técnicos de 2025 FH Curriculum:
Computador funcional equipado com altifalantes e ligação à Internet.
