Modelo Operativo FH
Ficha Técnica do Curso
Descrição da formação: O Modelo Operativo FH (BPM) refere-se ao modelo de organização empresarial do Grupo FH e dá-nos uma visão de todas as áreas de especialização do Grupo, bem como da forma como operam e interagem entre si. Refere-se ao conjunto de atividades realizadas diariamente por cada área e é a base para a gestão dos negócios de Retail ou Corporate. Os módulos estão organizados de forma coerente para que se possa compreender o desempenho do Grupo e a sua organização.
Objetivo geral: Compreender como funcionam e interagem as equipas da FH e quais as principais atividades que realizam no dia a dia, bem como a forma como a FH interage com os seus Clientes.
Objetivos de aprendizagem:
Os participantes devem ser capazes de:
A. Compreender o desenvolvimento dos mercados; Definir a proposta de valor; Compreender como se definem os produtos e serviços; e Saber como se promovem as marcas e os serviços.
B. Gerir os canais de venda; fornecer informações aos clientes; Avaliar as condições de saúde; E emitir e enviar a documentação contratual e os cartões de saúde.
D. Saber gerir a Rede, desde a análise do Benchmark de Mercado à recolha de informação sobre preços e serviços; Receber, identificar e dar feedback aos Clientes; Efetuar verificações de elegibilidade; E saber processar co-pagamentos e franquias;
E. Compreender como é recolhida e carregada a informação clínica; Saber como é efetuada a avaliação clínica; Aplicar o processo e as etapas do pagamento aos prestadores; e Conhecer os processos de auditoria e análise da qualidade;
F. Compreender a comunicação com o cliente; Saber gerir os pedidos de contrato e as cobranças de prémios; Compreender como os contratos podem ser renovados; Definir a satisfação do cliente; Aceder ao desempenho financeiro dos produtos e serviços; e Gerir as reclamações.
Conteúdo programático:
- Módulo A. Desenvolver Marca, Produto e Serviços:
- Definir segmentos-alvo e clientes
- Definir a proposta de valor
- Conceber produtos e serviços
- Promover a Marca
- Promover os serviços
- Módulo B. Vender ao cliente
- Gerir o canal de vendas
- Fornecer informações aos clientes
- Avaliar o estado de saúde (subscrição médica)
- Subscrição de clientes
- Módulo D. Prestar serviços médicos
- Gerir a rede médica
- Agendar consultas
- Efetuar elegibilidade
- Processar Co-pagamentos e Dedutíveis
- Autorizar procedimentos
- Módulo E. Gerir a Utilização
- Avaliar o estado clínico
- Reembolso do cliente
- Pagamento aos prestadores
- Avaliar a qualidade
- Auditar e prevenir fraudes ou abusos
- Avaliar o desempenho financeiro de produtos e serviços
- Módulo F. Gerir a relação com o cliente
- Apoiar o cliente
- Gerir as solicitações de contrato
- Gerir cobranças de prémios
- Renovação de contratos
- Gerir cobranças em atraso
- Reter e recuperar
- Avaliar o desempenho financeiro do cliente e do contrato
- Avaliação da satisfação do cliente
- Gestão de Reclamações
Metodologia da formação:
Esta formação baseia-se no método expositivo, em que os temas serão apresentados um a um aos participantes. Serão explicados os temas fundamentais desta matéria, adaptando a linguagem a um público-alvo geral que não tem necessariamente conhecimentos prévios da matéria. Serão ocasionalmente utilizados exemplos para explicar determinados casos.
Requisitos técnicos:
Computador funcional equipado com altifalantes e ligação à Internet.
Métodos de avaliação:
A avaliação terá lugar numa única fase no final de cada módulo: uma avaliação sumativa e final sob a forma de um questionário de seleção (escolha múltipla e verdadeiro ou falso). Para concluir cada módulo e o curso com sucesso, os participantes devem ter uma nota mínima de 80%.
